Uma maquete eletrônica pode ser entendida como uma simulação volumétrica de um projeto arquitetônico/ urbanístico produzido em ambiente gráfico-computacional. Nos últimos anos, com o "boom" imobiliário a maquete eletrônica ganhou notoriedade, se tornando umas das mais utilizadas armas de venda, valorizando os espaços oferecidos. Esta grande demanda fez com que surgisse muita oferta, que vai de artistas que trabalham em casa até empresas de grande porte. (Informações extraídas da Wikipédia).
A arquiteta Karinna Ugulino, professora do IFCE Quixadá, faz parte do grupo de projetistas que aderiu à idéia das maquetes eletrônicas. No texto a seguir, a professora do IFCE apresenta uma maquete que elaborou a partir do projeto arquitetônico do campus Quixadá (futuras instalações). Dois aspectos merecem destaque. O primeiro, relaciona-se ao campus, onde pode ser apreciada como será a estrutura física da instituição. O segundo, relacionado ao caráter técnico, mostra como uma maquete eletrônica pode ser interessante no sentido de agregar valor ao desenvolvimento de projetos de edificações. Deixo meus parabéns à professora Karina pelo belo trabalho!
Ivo Almino
Professor, Msc.
IFCE Quixadá
AS FUTURAS AMPLIAÇÕES DO IFCE – CAMPUS QUIXADÁ PODEM SER VISUALIZADAS ATRAVÉS DA MAQUETE ELETRÔNICA
Texto e imagens elaborados pela Professora Karinna Ugulino
O campus contará com um bloco de Química (em construção), um bloco de Construção Civil, restaurante, um pavilhão com auditório e biblioteca, campo de futebol e pista de atletismo, além de uma ampla área de estacionamento.
O bloco de Química, com uma área construída de aproximadamente 2.260,00m² (dois mil, duzentos e sessenta metros quadrados), terá: 09 salas de aulas, 02 laboratórios de química, 01 laboratório de microbiologia, 01 laboratório de línguas, 02 laboratórios de informática, banheiros, além de coordenação e sala de professores.
O bloco de Construção Civil, também com área construída de 2.260,00m² (dois mil, duzentos e sessenta metros quadrados), conterá: 11 salas de aulas, 01 laboratório de mecânica dos solos, 01 laboratório de topografia, 01 laboratório de técnica de construção, 02 laboratórios de informática, 01 laboratório de línguas, banheiros e coordenação.
O restaurante possuirá uma área de aproximadamente 415,00m² (quatrocentos e quinze metros quadrados) abrangendo: área das mesas, banheiros, cozinha, câmaras frias, dispensas, área de serviço, lixo e depósito.
O pavilhão será composto por: uma biblioteca com 586,00m² (quinhentos e oitenta e seis metros quadrados), um auditório com 590,00m² (quinhentos e noventa metros quadrados), além de uma área livre de 872,00m² (oitocentos e setenta e dois metros quadrados), totalizando uma área construída de 2.048,00m² (dois mil e quarenta e oito metros quadrados).
A maquete eletrônica foi apresentada no 3° aniversário do instituto realizada no dia 10 de junho do presente ano, com a presença de autoridades, servidores, alunos e o público em geral.