É comum aprendermos que o concreto é definido como a mistura de cimento, areia, brita e água. Esta definição, de interpretação prática, abrange muito pouco sobre as possibilidades de uso do material. Além disso, durante os últimos anos, houve muitos avanços na tecnologia dos materiais. Muitas dessas aplicações são impactantes, curiosas, e até mesmo intrigantes quando comparadas ao tradicional uso difundido no país. Algumas delas são de interessante impacto visual, levam os projetistas a explorar a criatividade e estão listadas a seguir.
Concreto aparente branco estrutural
Normalmente conhecido na cor cinza, o concreto aparente pode assumir cores brancas através do uso de cimento branco estrutural. A primeira obra no Brasil a utilizar concreto aparente branco foi a Ponte Estaiada Irineu Bornhausen, localizada em Brusque-SC. Outro exemplo marcante é o museu Iberê Camargo, localizado em Porto Alegre.
![]() |
Concreto branco aplicado na Ponte Irineu Bornhausen, em Brusque-SC |
Museu Iberê Camargo - Porto Alegre |
Concreto auto-adensável
Outro tipo de concreto interessante é o concreto auto-adensável. Sua principal vantagem é que dispensa a vibração e adensamento na execução. É bastante fluido e pode ser facilmente bombeado através de tubulações adequadas. Este material é obtido com uso de aditivos lançados na mistura do concreto. Este tipo de solução foi desenvolvida no Japão na década de 1980, e embora seja conhecida no meio técnico e apresente diversas vantagens, como o ganho de produtividade, sua aplicação ainda é restrita a poucas obras no país.
Concreto translúcido
Criado em 2001, na Hungria, o concreto translúcido contém uma pequena quantidade de fibras óticas, em sua composição, que proporcionam a passagem de luz através do material. No Brasil, diversos laboratórios têm produzido o material através de pesquisas científicas, entretanto suas aplicações nas construções ainda não ganharam o mercado.
![]() |
Concreto Translúcido |
Concreto Flexível
Conhecido por ser um material resistente à compressão - com baixa resistência a tração, rígido e quebradiço - esta inovação traz mudanças nas propriedades intrínsecas ao concreto tradicional. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram este material que é capaz de se consertar com adição de água e dióxido de carbono. Sua composição utiliza fibras sintéticas, incluindo PVA, polietileno (PE) e polipropileno (PP). Sua aplicação parece ainda não ter chegado ao mercado.
![]() | |||
Concreto flexível - Capaz de se autoconsertar |
Além desses, várias outros tipos poderiam ser listados. É interessante observar o avanço da tecnologia e sua chegada ao mercado. O concreto branco e o concreto auto-adensável são comercializados no país. O concreto translúcido foi produzido em quantidades experimentais. Quanto ao flexível, não há publicações relatando experiências no país.
Assim, concreto não é simplesmente cimento, areia e brita. É um material que, com um pouco de criatividade e conhecimento de sua tecnologia, pode proporcionar soluções diferenciadas para os projetos de engenharia.
Mais informações:
Concreto branco:
Concreto auto-adensável:
Concreto translúcido:
Concreto Flexível: